best websites of the world

Bem-Vindo!

Olá, meu nome é Bruno Sousa, sou designer e Ilustrador freelancer e aspirante a conquistar o mundo. Desenvolvo projetos de ilustração, websites e Identidade Visual, sempre buscando a melhor solução visual e funcional a cada projeto. Obrigado pela visita, espero que aprecie!

Contato / Contact

Email

bruno@brunosousa.com.br

Fone (Cel) / Mobile Phone

+55 62 8595 9593

Local

Brasil, Goiânia - GO

Welcome!

Hi, I'm Bruno Sousa, graphic designer and illustrator freelancer, and aspiring to conquer the world! I develop illustrations, websites and visual identity projects, always trying get the best visual and functional solution to each job. Thank for seeing my works, I hope you enjoy!

Currículo / Resumé

Solicitar Orçamento / Request an Quote

Tem um projeto pra mim? Solicite um orçamento on line!

Do you have a project for me? Request a online quote!

Making of do meu novo Cartão de Visitas

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vou postar meu primeiro making of de projeto. Pretendo fazer isso com mais frequência, mostrando o passo-a-passo de minhas criações, mas como é o primeiro que faço pode ser que não fique assim tão completo pois não fiz muitos registros dos passos que tive, de qualquer forma, acho que ficou legal.

A peça é o meu novo cartão de visitas (que na verdade é o meu primeiro). Como dizem por aí, “casa de ferreiro, espeto de pau”. Eu ja trabalho como designer desde 2008 e nunca me dei ao trabalho de desenvolver meu próprio cartão de visitas. Mas chega um dia na vida de um homem em que ele tem que fazer o que deve ser feito. =]

A idéia foi seguir a identidade do site, mantendo a paleta de cores e alguns elementos. Entretanto, como todo ilustrador, a gente sempre arruma uma desculpa para querer colocar algum desenho no projeto. No mais, achei que meu cartão estava muito simples, que não transmitia muito bem quem sou e como trabalho… Sendo assim, na intenção de deixar o cartão mais minha cara, acabei colocando minha cara literalmente nele… Vejamos:

      1 – Referência.

Comecei a ilustração com uma referência de mim mesmo. A idéia era fazer uma pose de concentração, como se estivesse emanando as coisas que me caracterizam, coisas que gosto e que me influenciam. Queria algo bem lúdico, porém, com um aspecto não tão infantil. Tirei uma foto com a própria webcam do computador.

 

     2 – Desenho à mão no bloquinho de anotações.

Como não tenho moleskine, eu fico rabiscando num bloquinho de anotações que tenho aqui.. a ilustração do cartão foi feita nele porque geralmente eu começo a desenhar na primeira folha que eu vejo pela frente quando vem o insight.

esboço

 

Como o bloquinho era pequeno, tive que fazer a parte do lado esquerdo da ilustração em outra folha, e ficou assim:

 

 

     3 – Nankin

Em seguida foi a etapa de passar a ilustração para o nankin. Fiquei em dúvida se vetorizava as linhas em um software de vetor ou se passava o nankim à mão… preferi fazer à mão mesmo e apagar as linhas do grafite com a borracha.

O acabamento do nankin não fica tão perfeito quanto a vetorização, entretanto, eu gosto dessa irregularidade, no final dá um visual único, mais orgânico. Entretanto, é sempre necessário retoques para limpar linhas indesejadas.

 

     4 – Limpeza e pintura

Aqui já temos a ilustração com as partes unificadas e as linhas indesejadas removidas. Agora é  hora de pintar! Comecei com cores sólidas em cada parte da ilustração e em seguida fui adicionando subtons claros e escuros para criar volume com luz e sombra.

 

Concluí a pintura utilizando a paleta de cores do site.

 

 

     5 – O cartão

Aqui é possível ver o layout do cartão de visitas. Optei por fazer um corte especial para dar um aspecto de fluidez e fazer uma link com os elementos da ilustração, tentando acompanhar o formato do desenho onde temos uma ponta na esquerda superior que acompanha do desenho da lapiseira, uma curva ao centro que acompanha o formato do desenho da cabeça, e outra ponta na direita que acompanha o formato do desenho do skate.

 

     6 – Resultado Final e Problemas na Gráfica!

 

Mas como nem tudo são rosas. Hoje fui buscar os cartões na gráfica, e para minha surpresa, mesmo depois de um email detalhadíssimo, super explicativo, dizendo que a borda azul fazia parte da arte e que a borda vermelha externa é que era o desenho da faca, o pessoal ainda conseguiu excluir a borda azul e fazer a faca menor. Não vou dizer o nome da gráfica, mas fico indignado como ainda acontecem problemas como esse até hoje por falta de comunicação (o pior foi o dono da gráfica insinuando que era frescura minha com um “mas só por causa dessa bordinha?!”. No final das contas acabei ficando com os cartões errados pois negociei um desconto no valor… da próxima leva a borda aparece…Confiram o resultado abaixo. cartoes de visita bruno sousa designer

Obs.: Desculpem a qualidade da foto, acabo de descobrir que minha máquina queimou e tirei a foto com o celular… assim que eu tiver uma máquina nova eu coloco uma foto decente.. =P

Comentários

  1. Chameleon (Era isso mesmo?)…
    virou Bruno Sousa. Ótimo.

    Parabéns pela identidade visual!

    O site ficou excelente. Muita personalidade, Contemporâneo, Original, Legível, Ousado…
    Parabéns!

    Compartilharei o link.

    Sucesso!
    Abraço.
    Fernando Daher

    Por Fernando Daher Alvarenga em 26 janeiro 2012, às 2:16 am
  2. Opa!.. Grande Fernando!

    Optei por trabalhar em cima do meu nome como havia lhe dito. Agradeço os elogios, mas o site ainda precisa de alguns ajustes que com o tempo eu irei implementando na medida do possível.

    Assim que sobrar um tempinho passo lá na Espaço Tempo para deixar uns cartões com você.

    Abraço e sucesso pra você também.

    Por admin em 26 janeiro 2012, às 2:23 am
  3. Legal Bruno.

    Fiz um redirect permanente (301) do seu site antigo para esse novo. Todo mundo que digitar o endereço antigo será automaticamente redirecionado para esse (pode tentar). O bom disso é que você não perde a indexação dos buscadores (embora algumas páginas possam dar erro 404 se não houver uma correspondente aqui). Fiz um backup do site todo, então se quiser os arquivos é só falar.

    Esse lance de gráfica é assim mesmo, nunca subestime a capacidade humana de fazer besteira. Mas fica uma dica: existe uma padronização no desenho de corte e vinco, você desenha a faca em um layer separado, com determinado tipo de linha para vinco, outro para dobra, outro para serrilha e outro para corte.
    Dito isso é só esperar que a gráfica entenda esses padrões.
    Vale a pena tentar.

    Abraço e sucesso.

    Por Danilo em 28 janeiro 2012, às 1:12 pm
  4. Opa!… Valeu pelo redirect Danilo.

    Sobre os cartões, eu enviei tudo separado em layers, sendo marcas de corte em um layer, faca no outro, e arte em um último. Mas…sabe qual a capacidade do ser humano?…nesse vídeo ele conta: http://www.youtube.com/watch?v=LnQKNCr3fWE … rsrs.

    Abraço.

    Por admin em 30 janeiro 2012, às 10:22 am
  5. cara, um trabalho tão bem feito em toda a etapa, desde o desenho até a arte final, e foi prejudicado por um detalhe que fez enorme diferença…

    Não acabou com a arte, mas o detalhe da linha azul da um realce no conjunto.

    mas com tudo, um trabalho de primeira

    abraços

    Por Marcelo Barreto em 3 agosto 2012, às 4:22 pm

Deixe seu comentário