best websites of the world

Bem-Vindo!

Olá, meu nome é Bruno Sousa, sou designer e Ilustrador freelancer e aspirante a conquistar o mundo. Desenvolvo projetos de ilustração, websites e Identidade Visual, sempre buscando a melhor solução visual e funcional a cada projeto. Obrigado pela visita, espero que aprecie!

Contato / Contact

Email

bruno@brunosousa.com.br

Fone (Cel) / Mobile Phone

+55 62 8595 9593

Local

Brasil, Goiânia - GO

Welcome!

Hi, I'm Bruno Sousa, graphic designer and illustrator freelancer, and aspiring to conquer the world! I develop illustrations, websites and visual identity projects, always trying get the best visual and functional solution to each job. Thank for seeing my works, I hope you enjoy!

Currículo / Resumé

Solicitar Orçamento / Request an Quote

Tem um projeto pra mim? Solicite um orçamento on line!

Do you have a project for me? Request a online quote!

Logo, Logotipo, Logomarca, Marca ou Símbolo? Entenda o que significa cada um!

 

Olá pessoal, tudo bem?

Ha pouco tempo atrás me deparei com uma situação um pouco estranha para mim. Convícto de que o termo “Logomarca” era errado, e que o correto era utilizar-se a palavra “Marca”, enchia o peito para corrigir quem falasse a primeira opção quando se referisse à uma Logo. Ops… mas espere um pouco!.. É Logomarca, Marca ou Logo?

Bom… Naquela situação, a pessoa me perguntou o porquê de a palavra “Logomarca” estar errada. Eu então, enchi o peito denovo para explicar que, “Logo” e “Marca” são a mesma coisa, sendo assim, quando a pessoa diz essa palavra ela está falando, por exemplo “PauMadeira”, ou algo do tipo. E daí veio a outra pergunta que me desconcertou e que eu não soube responder: “e a palavra “Logo” sozinha significa a mesma coisa que “Marca”? … Nessa hora vi que minha resposta para a primeira pergunta estava errada, pois eu sabia que Logo e Marca também não eram a mesma coisa. Isso me causou uma confusão na mente, e como todo bom designer, fui pesquisar!

Encontrei algumas respostas em vários blogs de colegas de profissão, algumas bem interessantes, outras sucintas, e outras até incorretas, mas em sua maioria todas explicavam a mesma coisa. Assim, resolvi fazer um resumo e explicar cada termo segundo o meu entendimento para que você possa entender de vez o significado de cada coisa.Let’s Go!

 

LOGOA palavra “logo” é um termo usado internacionalmente que significa a representação gráfica (símbolo) juntamente com uma palavra (tipo ou tipografia), que é nada mais nada menos que um produto gráfico resultante do design. Podemos entender como a parte imagética da “Marca“.

LOGOTIPO – Também utilizada internacionalmente, é uma forma alternativa da palavra “Logo“. Ambas, Logo e Logotipo, têm o mesmo significado. Algumas pessoas dizem que a palavra “logotipo” aplica-se apenas quando a logo é composta apenas de tipografia, ou seja, somente letras. Entretanto, eu ouvi isso apenas em mesa de bar, portanto, vou considerar a explicação mais recorrente e que faz mais sentido, onde “Logo” e “Lototipo” são a mesma coisa.

SÍMBOLO As pessoas leigas raramente utilizam essa palavra, mas é importante o designer ter o domínio de seu significado para aplicá-la corretamente. O “Símbolo” é puro e simplesmente a parte imagética da Logo, a forma que traduz o conceito da marca, seja abstrato ou figurativo, tendo um significado facilmente entendido de forma visual.

MARCAO termo “Marca” é o grande vilão da história (no meu caso). Eu e a maioria dos designers que conheço utilizam essa palavra e a disseminam de forma errônea. A palavra “Marca” não é apenas a junção do símbolo e da tipografia, como ocorre  na Logo. A Marca tem conceitos muito mais abrangentes, envolvendo marketing, ações publicitárias, comportamento de pessoas que compõe a instutuição a que a marca pertence, dentre muitas outras características. Podemos entender a Marca como “Instituição“, representada graficamente pela Logo e o restante da identidade visual; e comportamentalmente, através das ações citadas anteriormente. Atualmente, para o conjunto dessas características está se utilizando o termo “Branding“, que é a organização sistemática dessas características, de forma que a Marca cause a impressão ou sentimento desejado no público alvo. Finalizando, acredito que podemos entender o termo “Marca” como sendo a “Instituição” e suas características, imagéticas e comportamentais. Um pouco complicadinho né? Aconselho dar uma pesquisada sobre Branding e BrandBook.

LOGOMARCAUtilizado massivamente pela grande maioria das pessoas leigas, o termo é uma “abrasileirada” da palavra “Logotipo“. Entretanto, não é correto o utilizá-lo. Como ja explicado, diferente do que pensam muitos designers, o significado da palavra Logo não é o mesmo da palavra Marca, são coisas diferentes. Sendo assim, mesmo quando você diz para seu cliente “não pode falar Logomarca porque logo e marca são a mesma coisa”, você também está errado. Logomarca quer dizer “coisa nenhuma”, ou seja, um neologismo criado pelo brasileiro e toda a sua criatividade, portanto, é errado utilizá-la.

 

Enfim. Essa foi minha visão sobre o assunto. Confesso que utilizei por muito tempo a palavra “Marca” de forma errada, e que até hoje ainda cometo alguns deslizes. Entretanto, nunca é tarde, não é mesmo. Se eu escrevi alguma bobagem no texto acima, por favor me corrijam, estamos aqui para compartilhas e somarmos juntos.

Grande abraço.

Bruno Sousa.

 

 

Deixe seu comentário